हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

sábado, 2 de maio de 2009

Dualismo Sexual Absoluto

A Cultura Védica tem como objectivo reduzir o desejo sexual a zero, substituindo-o por um prazer espiritual indescritivelmente superior, através de uma prática espiritual.
E que embora, a Cultura Védica ao contrário da visão Judaico Cristã Ocidental, não apregoe um dualismo sexual absoluto (somente homem e mulher, macho e fêmea, masculino e feminino), como evidenciado nos Dharma Sastras e na ciência médica Védica (Ayur Veda) que demonstram haver muitas possibilidades na determinação da sexualidade humana; unanimemente todas estas vertentes dentro da sexualidade tem um único objectivo:
a procriação.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Texto de Bhadra Devi Dasi

"Estou no Movimento para a Consciência de Krsna há pouco mais de 5 anos. Desde então venho pesquisando sobre o assunto em questão em nossa literatura e entre nossos mestres espirituais. Até hoje nunca encontrei nenhum empecílio para meu progresso na vida espiritual mesmo sendo homossexual. A verdade é que as questões relativas à alma pouco tem a ver com orientação sexual, mas têm a ver com o cárater e comportamento.

A filosofia védica, na qual enbasamos nossa prática pouco ou nada diz sobre esta questão. Alguns dos mestres espirituais como SS Hridayanda Das Gosvami e SS Bhakti Tirtha Swami, tem publicações acerca do assunto muito lúcidas e interessantes. Caso queira se aprofundar no tema posso inclusive lhe indicar aonde obter esses textos.

Nosso grupo, porém, é formado por um grupo de pessoas muito heterogêneo, assim como quase todas as religiões. Existe, tal qual em nossa sociedade, um pensamento baseado no heteronormatismo, no preconceito velado e na omissão da maioria de nossos membros gays. Também é fato que a um grupo tão amplo como os dos devotos da Isckon, há vários níveis de escolaridade e cultura. Mas temos grandes pessoas que, independente de qualquer posição intelectual, sabem aplicar os conceitos de nossa filosofia em suas práticas diárias e em seus relacionamentos interpessoais.

Krsna, a Suprema Personalidade de Deus, no Bhagavad Gita, no capítulo 9, verso 29, que é igual para com todos. Não há menção alguma de discriminação corpórea em nenhum aspecto em nossas escrituras. Existe sim três gunas, modos que regem toda a natureza material, explicados com mais profundidade no capítulo 14 do Gita e que são a bondade, a paixão e a ignorância. Todos nós podemos nos situar em algum deles em algum momento ou situação da vida. Estando, contudo, no estágio máximo de auto-realizaçã o, transcendemos o pensamento material e realizamos o amor puro por Deus e, consequentemente, a todos os seres, seja um elefante, um cão, um mendigo, um sábio....

Gostaria que entendesse que não há ainda consenso entre os membros de nosso grupo quanto ao homossexualismo. Este tema é uma realidade um tanto quanto recente, bem como nossa própria organização, que tem pouco mais de 40 anos. Para citar meu exemplo, nunca sofri preconceito e tampouco escondi minha opção sexual de meus irmãos ou de meu mestre espiritual. Como em nossa sociedade, essa questão vem sendo debatida há um tempo. Não há como tomar certos depoimentos preconceituosos como a voz de nossa instituição...."

Atenciosamente
Bhadra Devi Dasi

Buscar